A HORA DO LANCHE TAMBÉM É HORA DE APRENDER
- Monsenhor Raeder
- 23 de jun.
- 1 min de leitura
Na rotina da Educação Infantil, cada momento é uma oportunidade de aprender. Foi com esse olhar que o Maternal II viveu uma experiência simples, mas cheia de significado: o lanche do dia foi realizado fora da sala, em um ambiente aberto, leve e cheio de novos estímulos.
O que poderia parecer apenas uma mudança de espaço, na verdade, se transformou em uma atividade pedagógica rica em intencionalidade. Comer ao ar livre amplia o repertório das crianças, estimula os sentidos, fortalece vínculos e desenvolve habilidades importantes para esta fase da infância.
Ao estarem em um espaço diferente, as crianças observam mais, interagem de outras formas, exploram o ambiente e convivem com os colegas de maneira mais livre e espontânea. A natureza ao redor, os sons, o clima e os elementos ao alcance dos olhos tornam-se parte da experiência sensorial, ampliando o aprendizado de forma natural e prazerosa.
Além disso, esse tipo de vivência contribui para:
Estimular a autonomia: ao manusear seus alimentos, organizar seus utensílios e se responsabilizar por seu espaço;
Promover hábitos saudáveis: ao valorizar o momento do lanche como algo prazeroso, calmo e consciente;
Criar memórias afetivas: que marcam positivamente a relação da criança com a escola e com os colegas.
Na nossa escola, entendemos que ensinar não se resume aos conteúdos tradicionais, está também nos detalhes do cuidado, na forma como organizamos os tempos e os espaços, e no carinho com que preparamos cada momento.
Porque aqui, até a hora do lanche é uma chance de crescer, conviver e aprender com propósito.
Comments