top of page

Arte Sensorial com Intencionalidade Pedagógica: A Experiência com Giz Molhado na Educação Infantil

  • Foto do escritor: Monsenhor Raeder
    Monsenhor Raeder
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

No Colégio Monsenhor Raeder, cada proposta da Educação Infantil é pensada com intencionalidade pedagógica, respeitando os tempos e necessidades da Primeira Infância. Por isso, atividades como a pintura com giz molhado não são apenas momentos de expressão artística, mas experiências completas que articulam o sentir, o pensar e o fazer, promovendo o desenvolvimento integral da criança.


Muito além da estética: arte como linguagem e construção de saberes.

Nesta vivência, as crianças foram convidadas a explorar o giz de cera de maneira sensorial: ao umedecerem o material, puderam perceber mudanças na textura, na intensidade das cores e na fluidez do traço. Esse contato direto com os elementos transforma o ato de pintar em uma verdadeira experiência de investigação e descoberta.


Mais do que “colorir”, a proposta convidou as crianças a se expressarem livremente por meio da arte, uma linguagem potente, especialmente na infância, capaz de comunicar emoções, pensamentos e histórias sem o uso da palavra escrita ou falada.


Desenvolvimento motor e preparo para a escrita.

Enquanto exploram o giz e seus efeitos no papel, as crianças estão, ao mesmo tempo, desenvolvendo habilidades fundamentais para a alfabetização e para a construção da autonomia. O ato de segurar, pressionar, deslizar e controlar o traço trabalha diretamente a coordenação motora fina, o fortalecimento dos pequenos músculos das mãos e o aprimoramento da percepção visual e espacial.


Essas competências são essenciais para o domínio da escrita no futuro e, por isso, atividades assim são planejadas com base nos marcos de desenvolvimento e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Vivência coletiva e construção de vínculos.

Outro aspecto valioso desta experiência foi o seu caráter coletivo. Ao dividir o espaço, os materiais e as inspirações, as crianças vivenciam o trabalho em grupo, aprendem a respeitar o tempo e o espaço do outro, e constroem, com naturalidade, valores como a empatia, o respeito mútuo e a cooperação.


A convivência e o diálogo que emergem dessas propostas fortalecem o ambiente escolar como espaço de relações significativas e aprendizado social.


O aprender com afeto e sentido:

No Colégio Raeder, acreditamos que a aprendizagem acontece de forma mais eficaz quando parte da experiência concreta, da emoção e do encantamento. Cada atividade é desenhada para valorizar a infância como fase essencial de experimentação, protagonismo e construção de identidade.


A pintura com giz molhado, portanto, não é uma atividade isolada: ela faz parte de um projeto maior, que acredita na criança como sujeito ativo e potente, capaz de criar, transformar e comunicar o mundo à sua maneira.


Seguimos firmes no compromisso com uma educação que une cuidado, conhecimento e sensibilidade. Porque, aqui, a infância é vivida com intencionalidade, e cada traço no papel é também um traço na formação de seres humanos criativos, sensíveis e preparados para os desafios do amanhã.



Comments


FALE CONOSCO:

Telefones:
(21) 2628-4233
(21) 99332-6474
msr.raeder@gmail.com

ENDEREÇO:

R. Gen. Castrioto, 212 - Barreto,

Niterói - RJ, 24110-160

logo branca monocromo.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
bottom of page