"Como é que somos por dentro?"Explorando o Corpo Humano no Pré II
- Monsenhor Raeder
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
No universo da Educação Infantil, cada descoberta é uma porta aberta para o encantamento. E foi exatamente isso que vivenciamos com a turma do Pré II: uma experiência de aprendizagem sobre o corpo humano repleta de curiosidade, experimentação e significado.
A proposta teve como ponto de partida uma pergunta simples, mas cheia de possibilidades: "Como é que somos por dentro?" A partir dela, as crianças foram convidadas a explorar o esqueleto humano de forma concreta e lúdica, conectando teoria e prática de maneira criativa.
Utilizando rolos de papel e materiais recicláveis, os pequenos construíram representações do esqueleto. Essa atividade não apenas estimulou a coordenação motora e a percepção espacial, como também despertou o senso de estrutura do corpo e permitiu que cada criança internalizasse o conhecimento com as próprias mãos, literalmente!
Mas o aprendizado não parou por aí. Em uma segunda etapa, ainda mais mágica e sensorial, as crianças receberam uma imagem do corpo humano "escondida" sob uma camada branca. Com algodão embebido em água, foram revelando, pouco a pouco, os ossos por trás da pele. A cada novo traço que surgia, olhos brilhavam e exclamações de surpresa ecoavam pela sala. “Olha o crânio!”, “Achei a costela!”, “Tem ossos na mão!”
Esse tipo de vivência vai além da memorização: trabalha a curiosidade científica, favorece o desenvolvimento da identidade corporal e reforça noções importantes de autocuidado e saúde. Com linguagem acessível, afeto e ludicidade, temas complexos tornam-se significativos e apropriados à realidade das crianças.
No nosso colégio, acreditamos que ensinar é encantar, e aprender é viver experiências com propósito. Ao abordar o corpo humano de forma tão envolvente, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que respeita o tempo da infância e valoriza o aprender com o corpo, a mente e o coração.
Comments