Cores, Formas e Sentidos: Aprendizagem Viva no Espaço Estético
- Monsenhor Raeder
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Na Educação Infantil, o aprendizado acontece com o corpo, os sentidos e o coração. É por isso que o nosso Espaço Estético é mais do que um momento de arte, é um ambiente intencionalmente criado para promover descobertas, experimentações e aprendizagens significativas.
Neste mês, o espaço ganhou novas cores e formas com uma proposta inspirada no tema “Cores e Formas”, retomando de maneira lúdica os conteúdos explorados pelas crianças em sala de aula. Através de uma vivência sensorial, nossos pequenos artistas foram convidados a criar suas próprias garrafinhas sensoriais, utilizando triângulos, círculos, quadrados e bolinhas de pelúcia nas cores vermelho, amarelo e azul.
Mais do que uma produção artística, a proposta foi um convite à observação, à classificação e ao reconhecimento visual de elementos fundamentais da linguagem matemática e estética. As crianças exploraram texturas, cores e formatos com liberdade e curiosidade, transformando o conhecimento abstrato em algo concreto e palpável.
Durante a montagem das garrafinhas, o movimento de pinça, ao pegar e posicionar os pequenos objetos, foi constantemente estimulado. Esse movimento é uma das bases do desenvolvimento da coordenação motora fina, essencial para habilidades futuras como a escrita, o recorte e o manuseio de objetos do cotidiano.
Além disso, a atividade promoveu:
Autonomia: cada criança construiu sua garrafinha a partir de suas escolhas e preferências;
Concentração: o foco na tarefa despertou a atenção plena e o cuidado com os detalhes;
Expressão criativa: os materiais foram o ponto de partida para a manifestação das ideias e da sensibilidade individual.
Acreditamos que a arte na infância é um campo fértil para o desenvolvimento integral. Quando unimos estética, ludicidade e intencionalidade pedagógica, o aprender se torna uma experiência encantadora e inesquecível.
Porque aqui, arte e educação caminham juntas, com propósito e afeto.
Comments