Cores que Sentem: Explorando as Emoções no 1º Ano
- Monsenhor Raeder
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Falar sobre sentimentos é parte essencial do processo de formação integral das crianças. No 1º ano, esse tema ganhou vida por meio de histórias, conversas e experiências criativas que conectaram literatura, autoconhecimento e expressão artística.
Tudo começou com rodas de conversa e a leitura da obra “Ratinhos e Balões”, que apresenta os sentimentos de forma sutil e simbólica, inseridos no cotidiano dos personagens. A partir dessa leitura, surgiu naturalmente o interesse em aprofundar o assunto e, com ele, o livro “O Monstro das Cores”.
Essa nova leitura provocou reflexões sobre a relação entre emoções e cores, especialmente por conta das referências ao filme Divertidamente, tão presente no imaginário das crianças. A partir dessa ponte, falamos sobre como percebemos as emoções não só pelo que sentimos no corpo, mas também através dos sentidos: o paladar, a audição, a visão… e como certas imagens, sons ou sabores podem nos lembrar da alegria, da tristeza ou da raiva, por exemplo.
A culminância dessa vivência foi no Espaço Estético, onde os alunos foram convidados a montar seus próprios corações coloridos, utilizando diversos materiais. A proposta era refletir:Quais são os sentimentos que moram dentro de mim?Quais cores representam o que eu sinto?
Cada coração criado foi único, cheio de texturas, recortes e, principalmente, significado. A atividade promoveu o desenvolvimento da linguagem emocional, o fortalecimento da autoestima e a valorização das diferenças. Mais do que classificar emoções, o objetivo foi dar espaço para que as crianças nomeassem, representassem e compreendessem o que sentem.
Na nossa escola, acreditamos que educar também é cuidar daquilo que não se vê: das emoções, dos vínculos e da escuta sensível. Porque aprender a ler o mundo começa por aprender a ler a si mesmo.
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