Cuidando do Planeta: Conscientização Ambiental no Maternal I
- Monsenhor Raeder
- 24 de jun.
- 1 min de leitura
Na Educação Infantil, cada gesto conta, e cada experiência pode se transformar em uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Foi com esse olhar que o Maternal I vivenciou um momento especial: uma atividade lúdica e significativa para despertar, desde cedo, a consciência ambiental em nossos pequenos.
A proposta começou com a construção simbólica de um “mar” na sala de aula. Entre peixinhos coloridos e elementos que remetiam ao fundo do oceano, também havia algo que não deveria estar ali: o lixo. Papéis, plásticos e outros resíduos compunham esse cenário fictício, cuidadosamente preparado para provocar reflexão e engajamento.
Com olhos curiosos e corações empolgados, as crianças foram convidadas a realizar uma importante missão: ajudar a limpar o mar e salvar os peixinhos! A cada “resíduo” retirado da água, a alegria se misturava ao senso de responsabilidade, construindo, de maneira concreta, um primeiro contato com o cuidado ambiental.
Mais do que uma brincadeira, a atividade foi uma vivência intencional, planejada para trabalhar valores essenciais como empatia, colaboração e respeito à natureza. Além disso, estimulou habilidades motoras, atenção, linguagem e organização do espaço.
Conectar o brincar à realidade é um dos pilares da nossa proposta pedagógica. E, quando falamos sobre o meio ambiente, essa conexão se torna ainda mais urgente. Ao promover vivências como essa, estamos formando não apenas bons alunos, mas também cidadãos conscientes, responsáveis e atentos ao mundo que os cerca.
Porque, aqui no colégio, acreditamos que cuidar do planeta começa com pequenas atitudes, e que a infância é o melhor momento para semear grandes transformações.
Comments