Leitura criativa, com dinâmicas e atividades! Aprender também é divertido.
- Monsenhor Raeder
- 13 de jun.
- 1 min de leitura
Na alfabetização, cada descoberta é um passo importante rumo à autonomia e à construção do conhecimento. Mas esse processo não acontece apenas com lápis e papel: ele ganha força quando se une ao movimento, à ludicidade e à intencionalidade pedagógica.
Foi assim que a turma do 1º Ano viveu uma proposta encantadora: uma brincadeira cheia de desafios, movimento e magia, criada especialmente para integrar o corpo ao processo de letramento.
A atividade começou com muita energia: desafios motores, jogos de atenção e percursos que exigiram coordenação, agilidade e foco. Mais do que gastar energia, os pequenos estavam exercitando habilidades fundamentais para a aprendizagem, como concentração, ritmo, noção espacial e controle motor, todos aspectos que influenciam diretamente no desempenho em leitura e escrita.
Mas o momento mais esperado veio ao final da jornada: a revelação do pote mágico de palavras! Dentro dele, os alunos encontraram pequenas palavras para decifrar juntos, compartilhando hipóteses, identificando letras e reconhecendo sons.
Essa vivência mostrou que, no processo de alfabetização, tudo pode virar texto, tudo pode virar leitura, inclusive o próprio corpo, o brincar e a experiência vivida.
Com propostas como essa, fortalecemos a ideia de que aprender a ler e escrever deve ser prazeroso, envolvente e conectado com o universo da criança. Ao integrar o movimento à linguagem, estamos oferecendo caminhos para que o saber seja construído com alegria, vínculo e significado.
Aqui no colégio, o aprendizado caminha de mãos dadas com o encantamento e é nesse equilíbrio entre o brincar e o educar que a mágica realmente acontece.
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