OLIMRAEDER da Educação Infantil: DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO / planejado para aprimorar competências essenciais da Primeira Infância.
- Monsenhor Raeder
- 3 de jun.
- 2 min de leitura
No Colégio Monsenhor Raeder, a Educação Infantil é tratada com o respeito e a intencionalidade que a Primeira Infância merece. Acreditamos que a criança aprende por inteiro — com o corpo, com as emoções, com as relações e com o brincar. E foi exatamente isso que vivenciamos durante a nossa Olimpíada da Educação Infantil: três dias de experiências pedagógicas planejadas para desenvolver múltiplas habilidades por meio da ludicidade e do movimento.
Mais do que uma brincadeira, um projeto pedagógico em ação.
A Olimpíada não foi uma sequência aleatória de atividades físicas, mas sim uma proposta alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à proposta pedagógica do Raeder, que valoriza o protagonismo infantil, o desenvolvimento integral e a aprendizagem com sentido.
Cada momento foi pensado para promover o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças de forma equilibrada, lúdica e afetiva — pilares que sustentam a nossa prática educativa.
Psicomotricidade: corpo que sente, aprende e se descobre.
Com a professora Juliane, especialista em psicomotricidade, as crianças vivenciaram desafios que estimularam o equilíbrio, a coordenação motora global e fina, a lateralidade, a percepção espacial e o autoconhecimento corporal.
Essas competências, embora muitas vezes invisíveis aos olhos, são essenciais para que a criança possa mais tarde escrever, ler, manter o foco e se expressar com clareza. O corpo é a base da aprendizagem — e no Raeder, ele é valorizado como instrumento de descobertas.
Jogos cooperativos: valores que se constroem brincando.
Com o apoio das professoras regentes, os pequenos mergulharam em atividades que reforçaram o espírito de equipe, o respeito às regras, o cuidado com o outro e a importância de pertencer a um grupo.
Essas vivências são fundamentais para o desenvolvimento socioemocional das crianças, pois permitem que elas aprendam a lidar com frustrações, a resolver conflitos, a esperar sua vez e, principalmente, a celebrar conquistas coletivas. Tudo isso de forma natural, através do brincar e da convivência.
Musicalização: o corpo como instrumento de expressão.
Para encerrar a Olimpíada com chave de ouro, o professor Breno conduziu uma vivência musical repleta de ritmo, dança e alegria. A musicalização, além de ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento da linguagem e da escuta, desperta na criança a liberdade de expressão, o prazer em se movimentar e a sensibilidade estética.
Foi um momento de integração profunda entre o corpo e a emoção, uma verdadeira festa para celebrar tudo o que foi vivido com tanta intensidade e afeto.
Ao final da nossa Olimpíada, cada criança recebeu uma medalha simbólica, celebrando não apenas sua participação, mas o seu envolvimento, a sua coragem, sua curiosidade e a alegria de aprender com o corpo e com o outro.
Aqui no Raeder, entendemos que a infância é uma fase potente e única — e que é nosso papel como educadores garantir que ela seja vivida com qualidade, significado e respeito.
A Olimpíada da Educação Infantil é a expressão concreta da nossa missão: formar crianças felizes, seguras e curiosas, que aprendem com o movimento, com as relações e com a descoberta constante do mundo e de si mesmas.
Comments