De Volta às Aulas com Nossa Bolsinha Viajante: Histórias que Conectam Saberes e Emoções.
- Monsenhor Raeder

- 7 de ago.
- 1 min de leitura
As férias passaram voando, e com elas vieram dias de descanso, sol, mergulhos, abraços em família e muitas histórias inesquecíveis. E se tem algo que valorizamos por aqui, é transformar essas vivências em aprendizado! Por isso, na volta às aulas, convidamos nossas crianças a trazerem mais do que materiais escolares… trouxeram suas "bolsinhas viajantes", carregadas de experiências, sentimentos e descobertas.
A proposta da bolsinha viajante vai além da diversão. Ela é um dispositivo pedagógico de acolhimento e escuta ativa, que transforma as memórias das férias em oportunidades de expressão, socialização e construção de conhecimento. Ao compartilhar o que viveram, os alunos se colocam no centro do processo de aprendizagem e aprendem também a ouvir o outro, valorizando diferentes realidades e pontos de vista.
Na roda de conversa, cada história contada fortalece os vínculos afetivos e enriquece o repertório cultural da turma. Um passeio no parque vira mote para trabalhar meio ambiente. Um jogo em família se transforma em oportunidade para explorar raciocínio lógico. Uma viagem pode inspirar curiosidade por mapas, culturas e tradições.
Essa troca simbólica e afetiva marca o início de um novo ciclo, em que o aprender tem sentido, contexto e afeto.
Sejam todos bem-vindos de volta. Que este semestre seja recheado de aprendizados, projetos incríveis e, claro, muitas histórias para guardar na próxima bolsinha viajante!

































Comentários