Sementes que Ensinam: Educação Ambiental na Primeira Infância
- Monsenhor Raeder

- 15 de jul.
- 2 min de leitura
Na Educação Infantil, as vivências mais simples podem carregar os ensinamentos mais profundos. Foi o que aconteceu com as crianças do Pré I e da Turma Mista da manhã, que participaram de uma experiência encantadora e cheia de significado: a contação da história da sementinha, seguida do plantio individual de sementes.
A proposta teve início com uma narrativa sensível que, com linguagem acessível e envolvente, apresentou a jornada de uma pequena semente que, ao encontrar o cuidado necessário, transforma-se em uma linda planta. Durante a contação, as sementes não foram apenas personagens, tornaram-se símbolos de paciência, responsabilidade, respeito à natureza e esperança no futuro.
Mais do que ouvir a história, as crianças foram convidadas a vivenciá-la. Cada uma plantou sua própria sementinha, envolvendo-se com o solo, a água e a ideia de que o cuidado contínuo gera transformação. Um momento de concentração, afeto e encantamento, onde mãos pequenas realizaram um gesto simbólico de grande valor.
Essa atividade, embora lúdica, trabalha com intencionalidade diversos aspectos do desenvolvimento infantil:
Cognitivo: ao compreenderem o ciclo da vida da planta e as condições necessárias para seu crescimento;
Socioemocional: ao relacionarem o cuidado com a planta ao cuidado com o outro e com o meio em que vivem;
Motor: ao manipularem os materiais com coordenação e autonomia;
Ético: ao refletirem sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.
Acreditamos que a educação ambiental precisa começar cedo, de forma concreta e afetiva. Histórias que tocam, experiências que envolvem e gestos que criam vínculos com a natureza são caminhos potentes para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o planeta.
No nosso colégio, cada história é uma semente lançada com propósito. E aqui, temos certeza: elas vão florescer.













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